terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Curiosidades sobre a vida da águia





Eai galera, beleza?

A águia simboliza nobreza, majestade, liberdade, agilidade. Sua figura é muito usada em tatuagens, brasões, logotipos, times de futebol... Pessoas usam o simbolo da águia para mostrar liderança e destacar o espírito vitorioso.

A águia vive em média até os 70 anos, mas se ela for criada em cativeiro pode viver até 95 anos. A águia faz parte do grupo das falcônidas. Caçam enquanto é dia e se alimenta só de carne fresca, a águia consegue voar por várias e longas horas sem parar para comer sua caça.

O problema da águia é que depois de tanto tempo caçando, voando, lutando e tendo seus dias de glória para conseguir sobreviver, ela tem que tomar a decisão mais importante de sua vida. A águia precisa escolher se vai morrer ou vai superar um doloroso procedimento de renovação, depois disso ela poderá viver os últimos anos de sua vida. A águia é um pássaro que tem determinação e é muito ativo, e é por isso que ela é conhecida como a rainha das aves.

Mas é aos 40 a idade em que ela tem muita experiência de vida, a águia terá de enfrentar, o chamado "Desafio dos 150 dias" esses 5 meses são os mais difíceis da vida da águia. Porque ela não pode caçar, por causa que suas unhas estão compridas e flexíveis, e o seu bico está muito grande, curvo e pontiagudo e por isso ela não consegue capturar suas presas para então se alimentar. E além disso suas longas e grossas asas apontando contra o peito, tornam a sua vida nada fácil

Nesse período de dificuldade, a águia tem que voar para o alto de uma montanha e ficar em um ninho em que não precise voar.

No ninho a águia tem que bater com o bico na rocha por várias vezes até que consiga quebra-lo e arrancá-lo para que depois nasça um bico novo.

Depois do nascimento desse novo bico, ela vai conseguir arrancar suas próprias unhas para que assim nasça outras. E novamente ela terá que aguardar as novas unhas crescerem, para então poder arrancar as velhas penas.

Mas antes de voltar a caçar é preciso esperar as novas penas crescerem para depois usa-las em um voo de renovação.

Esse período é sem dúvida o mais difícil da vida da águia, porém faz com que ela volte mais forte, para então ocupar o seu lugar de rainha das aves novamente.

A espécie maior entra as águias alcança cerca de 95 cm de comprimento e é chamada de Águia Real. Suas penas tem cor preta ou dourada.

O macho e a fêmea são muito unidos, até caçam juntos. Os dois são grandes responsáveis pela morte de pequenos e médios mamíferos.

As águia são animais protetores, e por isso não dividem seu território de caça com nenhum outro animal, só com seu companheiro é claro. As águias não voam em bando, pois precisam de um grande território para caçar.

A águia não se afasta dos seus filhotes nem para caçar, ela consegue dar conta de cuidar da caça, buscá-la e ainda consegue proteger seus filhotes dos perigos da floresta que possam vir a acontecer.

Na idade adulta o filhote não é muito corajoso quanto a mãe, para o filhote aprender a voar, a mãe águia tem que ter um pouco de paciência, porque a altura do ninho em que a mãe águia está deve ser bem alto, lembre-se que é sempre topo das montanhas mais altas, e tudo em volta é abismo.

Quando o filhote de águia está quase preparado para voar, a mãe o coloca em um local tático e o induz. E então o filhote salta, tenta se equilibrar e até consegue fazer pequenos voo.

A mãe águia fica atenta a todos os movimentos do seu filhote e quando ela percebe que o filhote vai se desequilibrar e começar a cair em voo, ou qualquer outro ameaça, a mãe é rápida no resgate e traz o filhote de volta para o ninho.

Essa etapa se repete por várias e várias vezes e também com os outros filhotes até que um dia o filhote perde o medo, e consegue fazer o seu primeiro voo.

Quando os filhotes começam a caçar são acompanhado pela mãe águia, e depois disso o filhote está pronto para começar a sua jornada sozinho, e viver os primeiros 40 anos, depois os dias difíceis, os anos de renovação e assim o ciclo continua.

Se gostou da postagem me siga. Tchau. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário